HomeCaixa d'Água

A Importância da Limpeza de Caixa d’Água

A Importância da Limpeza de Caixa d’Água
Like Tweet Pin it Share Share Email

A caixa d’água é um dos objetos mais importantes em um imóvel, principalmente nos grandes ambientes com uma alta circulação de pessoas. A importância da limpeza de caixa d’água é inegável para qualquer lugar e é responsável por manter a saúde das pessoas.

Como você provavelmente já sabe, toda a água que consumimos no nosso dia a dia vem diretamente da caixa. Ou seja, a água usada no banho, usada no cozimento de alimentos, ao lavar louças sempre passa pela caixa d’água.

Com isso em mente, caso haja alguma contaminação dentro da caixa d’água, ela vai passar pelas torneiras. Dependendo do tipo de vetor de doenças, pode até mesmo passar pelos filtros e causar problemas de saúde.

A limpeza de caixa d’água é fundamental para garantir o bem-estar e a segurança das pessoas bebendo da água de uma mesma caixa.

A importância da limpeza da caixa d’água

O sistema de tratamento de água da maioria dos munícipios do Brasil é bastante eficiente, mas mesmo assim ele não retira todos os sólidos da água.

Enquanto isso não faz mal de forma direta, esses sólidos aos poucos acumulam na caixa d’água e acabam tornando o ambiente propício para o surgimento biológico.

Além disso, existem os fatores que devem ser considerados individualmente para cada caso. Algumas caixas d’água podem possuir entrada de ar, o que também permite a entrada de partículas.

Independente de como, as caixas d’água acumulam sujeira com o tempo e isso pode apresentar riscos para a saúde.

Por que limpar a caixa d’água?

Bom, a partir deste momento você provavelmente já sabe a importância da limpeza de caixa d’água. Afinal, a sua saúde pode estar em risco, não é mesmo?

As doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada variam desde simples problemas estomacais, até a leptospirose e cólera.

Mesmo sendo casos raríssimos, a falta de limpeza de caixa d’água pode prejudicar os canos e causar prejuízo para um imóvel por causa de entupimentos.

A caixa d’água que não é limpa por muito tempo acaba criando um ambiente para o crescimento de algas.

Essas algas podem causar o surgimento e proliferação de protozoários que acabam contaminando a água. E, quando isso não acontece, podem simplesmente entrar dentro da tubulação e entupir canos, torneiras, chuveiro e muito mais.

Esses entupimentos podem causar um grande prejuízo, já que podem entupir vários canos e torneiras ao mesmo tempo.

A limpeza de caixa d’água

A limpeza de caixa d’água deve ser realizada pelo menos uma vez a cada 6 meses. Esse é o tempo recomendado por todas as fabricantes e também elas empresas especializadas na limpeza dessas estruturas.

É importante também garantir que os procedimentos corretos sejam realizados durante a limpeza para que a estrutura seja verdadeiramente desinfectada.

Confira alguns desses procedimentos:

  • Desligue o registro ou amarre a bomba. Esvazie a caixa d’água, mantendo cerca de um palmo dentro do reservatório. Essa água será usada para limpar a parte interna da caixa.
  • Usando a água, água sanitária e pano ou esponjas macias, limpe todo o fundo a caixa e as paredes. Lembre-se de não usar vassouras ou esponjas grossas, isso arranha o material interno da caixa. Também é importante não usar detergentes ou sabão, apenas a água sanitária.
  • Jogue toda a água fora e seque a caixa. Deixe a caixa encher novamente cerca de um palmo e coloque água sanitária junto da água. Deixe essa solução agir por duas horas.
    • A cada 30 minutos, use a água da caixa nas paredes para também desinfetá-la com a água sanitária.
  • Abra todas as torneiras e dê a descarga para que essa solução passe por todos os seus canos.

De forma simples e sem entrar em detalhes, essa é a maneira correta de você realizar a limpeza de caixa d’água para proteger a saúde das pessoas.

Empresas especializadas em limpeza de caixa d’água

Para quem não quer realizar o tratamento em casa por falta de tempo ou de prática, há a possibilidade de contratar empresas especializadas.

As empresas seguem um mesmo padrão de limpeza que falamos logo acima. Porém, eles utilizam mais ferramentas e possuem mais prática e experiência, além de contarem com produtos mais específicos para a densificação.

Outros cuidados com a caixa d’água

Além da limpeza periódica da caixa d’água, também é fundamental que você nunca deixe o reservatório sem a tampa. A tampa também deve estar em excelentes condições, sem rachaduras e sem nenhum tipo abertura para animais.

A tampa é o componente principal na hora de evitar que mosquitos e insetos depositem larvas dentro da caixa, um problema que vai muito além da contaminação da água.

Entendo a importância da limpeza de caixa d’água e realizando o procedimento com as devidas precauções, é fácil evitar futuras contaminações e acabar causando problemas de saúde para todos que utilizam a água do reservatório.

Comentários (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *