HomeCaixa d'Água

Como Fazer Limpeza da Caixa d’Água

Como Fazer Limpeza da Caixa d’Água
Like Tweet Pin it Share Share Email

Você já parou para pensar quantas vezes utilizou uma caixa d’água durante o dia? Provavelmente muitas, não é mesmo? Todas as vezes que você bebeu alga, lavou algo ou até mesmo colocou roupas limpas, a sua caixa d’água estava tendo influência direta no seu dia a dia.

Não dá para ignorar a importância da caixa d’água ao lidar com a saúde de um ambiente. E essa importância apenas aumenta a necessidade de realizar a limpeza de caixa d’água de forma correta e com a frequência certa.

A caixa d’água suja traz vários problemas para um ambiente. Inicialmente a caixa suja se torna um ambiente perfeito para o surgimento de patógenos e microrganismos que podem trazer riscos à saúde humana.

A caixa suja também é uma excelente oportunidade para a proliferação do mosquito da dengue. Principalmente quando não é realizado uma vistoria para assegurar a integridade total do reservatório e, principalmente, da tampa.

Outro risco fica por conta do entupimento de canos e torneiras por causa das partículas acumuladas dentro da caixa.

Mas para manter esse importante reservatório, limpo, você sabe como deve ser feita a limpeza de caixa d’água e qual é a periodicidade correta?

Confira o nosso artigo para saber tudo o que você precisa saber sobre como fazer a limpeza da caixa d’água.

Quando limpar a caixa d’água?

Não existe uma regra específica para determinar o tempo necessário para limpar uma caixa d’água. Porém, a grande maioria dos fabricantes e os profissionais de saúde e vigilância sanitária informar que 6 meses é o período ideal para realizar a limpeza.

E isso vale até mesmo para aquelas caixas que não aparentam estar sujas. Existem muitos organismos invisíveis aos olhos humanos e por isso é necessário realizar a devida desinfecção de todo o reservatório e garantir a sua limpeza.

Agora que você sabe quando realizar a limpeza, que tal aprendermos como ela deve ser feita?

Como fazer limpeza de caixa d’água?

Felizmente a limpeza de caixa d’água em casa não é uma tarefa muito complicada. Ela exige sim bastante paciência e também cuidado, mas não é um procedimento que leva muito esforço ou produtos caros.

Para a limpeza de caixa d’água você vai precisar de:

  • Luvas
  • Balde
  • Água sanitária
  • Panos secos
  • Esponja macia

Esses são os itens necessários para você realizar a limpeza de forma eficiente, segura e prática.

O primeiro passo é fechar o registro para evitar que água caia dentro da caixa. Você pode fazer isso fechando o registro que vai direto para a caixa, o registro geral no cavalete ou até mesmo amarrar a boia da caixa.

Qualquer uma dessas opções funcionará para limpeza.

Esvazie a caixa d’água e deixe pelo menos um palmo de água dentro do reservatório. Essa água será utilizada para a limpeza de todo o reservatório.

Limpando a caixa

O procedimento é bem simples a partir deste momento. Você vai utilizar um pano ou uma esponja macia para limpar o fundo da caixa e as paredes da mesma. Quando o interior da caixa estiver bem limpo, use o balde para retirar toda a água suja de dentro do reservatório.

Não deixe a água sair pelas torneiras, afinal a sujeira que você acabou de retirar o fundo e das paredes pode acabar contaminando a tubulação e os pontos de saúda de água.

Utilize apenas o balde.

Assim que toda a água for removida, utilize um pano seco para secar o fundo, as paredes e remover toda a água que ainda estiver dentro da caixa.

Abra novamente o registro e deixe a caixa encher um palmo novamente. Feche o registro novamente e adicione a água sanitária.

A água sanitária deve ter uma proporção de 1 litro para cada 1000 litros de água de capacidade.

Ou seja, se a sua caixa for de 1000 litros, deve ser utilizado 1 litro de água sanitária. 0,5 litro caso seja uma caixa de 500 litros e assim por diante.

A água sanitária deve ficar na caixa por pelo menos 2 horas. A cada 30 minutos é necessário usar um pano ou então uma broxa/trincha para passar a solução nas paredes da caixa.

Esvazie a caixa utilizando as torneiras, chuveiro e descarga. Lembrando de não utilizar a água para consumo. Ela vai servir para limpar os canos e torneiras.

É importante não usar vassouras ou escovas para limpar a caixa. Esses objetos possuem cerdas que podem arranhar e danificar a superfície do material, criando pontos para proliferação de bactérias.

Limpeza de caixa d’água de grandes capacidades

Esse método de limpeza é utilizado para caixas d’água residenciais e de pequeno e médio porte. Para caixas de condomínios, hospitais e outras de grande porte, é necessário contratar uma empresa profissional.

Essas caixas devem ser limpas profissionalmente para garantir a limpeza correta de todo o reservatório e evitar ricos para quem está realizando a limpeza e para quem vai consumir a água depois.

Comentários (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat