HomeCaixa d'Água

Limpeza de Caixa d’Água: Periodicidade

Limpeza de Caixa d’Água: Periodicidade
Like Tweet Pin it Share Share Email

A água é o material mais precioso que temos contato durante o nosso dia a dia. Ela é responsável por nos ajudar em grande parte das atividades diárias. Incluindo o simples fato de viver, já que o ser humano de estar hidratado para conseguir sobreviver.

A água está nas coisas que lavamos, nos alimentos que preparamos e em tudo o que bebemos. Já imaginou viver sem água?

Porém, tão ruim quanto não ter acesso a água é não ter acesso a água potável e com a devida qualidade para consumo. É exatamente esse o problema enfrentado quando a periodicidade da limpeza de caixa d’água não é respeitada.

Muita gente desconhece qual é a periodicidade correta para a limpeza de caixa d’água. Esse é um problema ainda maior quando falamos de reservatórios de grandes proporções.

Esse é o caso dos condomínios, hospitais, escolas, empresas e muito mais. Esses reservatórios são usados por centenas de pessoas durante o dia e por isso precisam ser 100% seguros.

Mas você sabe quando limpar a caixa d’água da sua residência? Ou então, como administrador, sabe quando está na hora de contratar uma empresa para realizar a limpeza de caixa d’água?

Essa é uma questão bastante interessante. Existe uma série de regras para determinar o período ideal para realizar essa limpeza.

Todas parecem concordar em um período. Vamos falar justamente sobre essas importantes informações para que você possa realizar a limpeza e garantir a qualidade de vida de todos os moradores e usuários do ambiente.

Limpeza de caixa d’água, qual a periodicidade?

Essa é uma excelente pergunta e que deve ser feita por todas as pessoas, já que as caixas d’água estão presentes em todos os ambientes.

A verdade é que existem uma série de regras que determinam qual é a periodicidade correta para a limpeza de caixa d’água.

Existem algumas recomendações da ANVISA, mas também há varias legislações municipais. Sendo assim, cada prefeitura definiu uma regra diferente para como e quando deve ser feita.

Porém, a grande maioria dessas legislações coincidem em um ponto: O tempo ideal para realizar a limpeza da caixa d’água é de 6 meses!

Essa é a mesma recomendação da ANVISA em relação a limpeza das caixas d’água de grandes imóveis.

São Paulo e Rio de Janeiro também contam com essa norma municipal.

Ou seja, pelo menos duas vezes por ano é necessário realizar uma boa limpeza.

Porém, um ponto interessante é que as legislações não fiscalizam as caixas d’água residenciais, apenas as de grande porte.

Isso é fácil de entender o porquê. Já que as caixas d’água de grande porte são utilizadas até por milhares de pessoas, a sua limpeza é uma questão de saúde pública.

Mas mesmo a norma não sendo específica para as residências, essa é uma excelente métrica para quem quer garantir a potabilidade da água que bebe.

Quando limpar a caixa d’água de casa?

O melhor a se fazer é utilizar esse mesmo período indicado pelas legislações vigentes. Porém, o tempo de limpeza pode variar um pouco em relação ao uso, tamanho da caixa e muito mais!

Sendo assim, sempre dê uma olhada na caixa a cada 6 meses para determinar como está a situação da limpeza interna.

Durante essas observações, também é bom notar se existe rachaduras na tampa ou na estrutura da caixa.

Essas falhas estruturas podem abrir passagem para a proliferação de pragas urbanas, como os mosquitos, principalmente o mosquito da dengue.

Tomar esse cuidado é fundamental para que você mantenha a sua saúde e a saúde da sua família. Problemas na caixa d’água podem afetar até mesmo o dia a dia dos seus vizinhos.

Como deve ser feita a limpeza de caixa d’água?

A limpeza de caixa d’água residencial não é tão difícil. Já ensinamos como fazer em um outro artigo sobre a Limpeza de Caixa d’água.

Porém, vale a pena lembrar que quando o assunto é a limpeza de caixas e reservatórios de grande porte, é importante contratar uma empresa especializada.

As recomendações da ANVISA e de outras legislações dizem que hospitais, escolas, condomínios e etc., precisam realizar também um teste de potabilidade para garantir o controle e a qualidade da água após a limpeza realizada.

Esses testes são feitos pelas empresas de forma rápida e segura. Por isso é importante contratar quem tem experiência nesse assunto.

Também vale mencionar que, por causa do tamanho desses tipos de reservatórios, ao contratar uma empresa profissional, você evita riscos de acidentes.

Para estar completamente de acordo com as normas e garantir a qualidade de vida de todos que utilizam a água, realize a limpeza dentro da periodicidade exigida e também de maneira correta!

Não se esqueça que o administrador de um ambiente que tem um grande reservatório é o responsável direto pela qualidade da água que está sendo ingerida.

Comentários (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat