HomeCaixa d'Água

Limpeza de Caixa d’Água Robotizada x Manual

Limpeza de Caixa d’Água Robotizada x Manual
Like Tweet Pin it Share Share Email

A limpeza de caixa d’água é uma ação necessária para manter a eficiência da estrutura, bem como garantir qualidade no funcionamento e a saúde dos usuários. 

Você sabia que existem duas formas possíveis para realizá-la? 

Além do modo manual, amplamente conhecido, há também a versão robotizada, que vem ganhando espaço atualmente. 

Para cada caso, há melhores indicações, vantagens e até desvantagens. Sendo assim, é interessante entender melhor esses processos para definir o melhor para sua empresa ou residência.

 Para ajudar você, preparamos este guia completo e esclarecedor. Acompanhe!

Limpeza de Caixa d’Água Robotizada

Você sabe como funciona a limpeza de caixa d’água robotizada? Como o próprio nome indica, trata-se de uma ação que utiliza equipamentos tecnológicos para realizar a manutenção da estrutura. 

Ou seja: esses aparatos, chamados de robôs por muitas empresas da área, varrem, aspiram e filtram toda a sujeira, utilizando geralmente escovas de PVC, bolsa lavável e sistemas de filtragem. Tudo isso para garantir a qualidade da água que está reservada na caixa. 

Esses robôs são capazes de escalar toda a estrutura, eliminando qualquer resquício de sujeira, desde o fundo até a borda.

Por isso, é uma boa opção para diversos tipos de reservatórios, acabando com a sujeira, preservando a água e evitando que a caixa fique sem funcionamento por longo período de tempo. 

Principais benefícios e vantagens da limpeza de caixa d’água robotizada

A limpeza de caixa d’água robotizada possui muitas vantagens:

  • É um procedimento moderno e altamente tecnológico;
  • Reduz o desperdício de água durante a limpeza, focando apenas na remoção da sujeira;
  • A limpeza é mais eficiente, além de prática e ágil;
  • Possui sistema de filtragem super rápido;
  • Não interfere no abastecimento de água nas casas e empreendimentos. 
  • O equipamento é totalmente à prova d’água e pode ser facilmente manipulado. 

Desvantagens

A única desvantagem do sistema robotizado pode ser o preço. Em relação à forma manual, exige maiores investimentos, sobretudo pelo uso dos equipamentos e por demandar profissionais especializados neste tipo de limpeza. 

Em todo caso, indicamos que você realize vários orçamentos para contratar uma empresa renomada. Embora o custo seja maior, é um procedimento compensatório, visto todas as vantagens. 

Casos em que é mais indicado

A limpeza robotizada é indicada para caixas e reservatórios localizados em prédios em geral; em locais públicos, como escolas e universidades; em hospitais; bem como empresas de grande porte que não podem ficar sem abastecimento por longo período de tempo. 

 Limpeza de Caixa d’Água Manual

O procedimento manual é tradicional e sempre foi o principal antes das novidades tecnológicas. Embora tenha perdido um pouco de espaço, ainda é o preferido de muitas pessoas e recomendado para muitas estruturas. 

A limpeza é feita sem o uso de aparatos programados, ou seja, profissionais habilitados acessam a caixa d’água para retirar toda a sujeira acumulada. Além disso, são utilizados produtos para eliminar todos os resíduos, como a água sanitária. 

Todo o procedimento é feito com materiais específicos, mas simples de serem encontrados e manuseados. Em todo caso, é preciso seguir algumas recomendações para que a limpeza seja totalmente eficiente:

  • Fechar o registro de entrada de água
  • Tapar o ralo para evitar o escoamento da sujeira
  • Usar pano ou escovas macias para a esfregação
  • Evitar o uso de detergente ou produtos químicos durante o processo
  • Manter a caixa apenas com um palmo de água no fundo
  • Cortar o abastecimento à residência/empresa por algumas horas

Principais benefícios e vantagens da limpeza de caixa d’água manual

A limpeza manual possui como grande benefício a possibilidade de ser feita por você mesmo. Todo o aparato necessário é acessível e você precisa apenas tirar um tempo de seu dia para se dedicar a essa tarefa. 

Desse modo, você não gastará praticamente nada com o procedimento, ideal para quem busca economia. Da mesma forma, é a opção ideal para locais que podem ficar sem abastecimento por bastante tempo. 

Vale salientar que, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o tempo de limpeza para caixa d’água é de seis meses, na média. 

Sendo assim, basta seguir esse tempo para garantir a qualidade e manutenção da estrutura. Com isso, você evita a proliferação de doenças, o acúmulo de sujeira, perigos como a dengue, etc. 

Desvantagens

A grande desvantagem da limpeza de caixa d’água manual é o tempo gasto para essa tarefa. Segundo especialistas, é um processo nada prático, que pode demorar até um dia inteiro. 

Sendo assim, o abastecimento deve ser totalmente interrompido, por isso não é recomendada para locais que não podem ficar sem água. 

Se você pretende investir nesse procedimento, tenha em mente de que será algo trabalhoso, mesmo que sejam contratados profissionais para isso.  

Casos em que é mais indicado   

 De modo geral, a limpeza de caixa d’água manual é indicada para residências, pequenas empresas e locais em que o abastecimento pode ser interrompido por bastante tempo. 

Principais diferenças entre limpeza de caixa d’água robotizada e manual

De fato, a principal diferença da limpeza manual para a limpeza robotizada é a praticidade. A primeira é efetiva, mas demanda mais dedicação e algumas horas até que seja concluída. 

Em contrapartida, o preço é algo atrativo para algumas pessoas. Quem não pode fazer grandes investimentos prefere optar pela versão manual, mesmo que demore mais. 

Mas, em caso de indústrias, prédios públicos, condomínios e locais com grande número de pessoas ou com muitas atividades, é recomendado recorrer à limpeza robotizada para que seja mais ágil e efetiva. 

Em todo caso, indicamos que você avalie as duas possibilidades. Pesquise bastante, faça orçamentos e considere as necessidades da sua casa/empresa antes de escolher o melhor procedimento. 

Concluindo, ambos os tipos de limpeza são primordiais para manter a sua caixa d’água com total qualidade e para garantir a saúde dos usuários.

Não deixe esse procedimento de lado, independentemente de como seja. Se achar conveniente, procure empresas do ramo e garanta uma limpeza perfeita. 

Esperamos que tenha gostado do artigo. Até mais.

Comentários (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *