HomeCaixa d'Água

Procedimentos para Limpeza de Caixa d’Água

Procedimentos para Limpeza de Caixa d’Água
Like Tweet Pin it Share Share Email

A limpeza de caixa d’água é um procedimento fundamental para garantir a qualidade da água que está sendo ingerida por todas as pessoas dentro de um imóvel abastecido por um reservatório.

Como qualquer outro tipo de reservatório, a caixa d’água também acumula sujeira. Até mesmo as pequenas partículas que chegam até o reservatório através do sistema de abastecimento acabam acumulando e se tornando um problema bem grave para quem consome a água.

Além disso, as caixas d’água podem ser um local de procriação de microrganismos nocivos que causam doenças gastrointestinais ou infecções até mais graves.

Por fim, uma caixa d’água malcuidada pode ser um ambiente perfeito para o surgimento das larvas de mosquito da dengue, assim como a proliferação dos mosquitos.

Portanto, lavar a caixa d’água é fundamental para que você, sua família ou então as pessoas de um ambiente que você administra possuam a qualidade de vida e segurança necessários.

Pensando nisso, você sabe quais são os procedimentos para a limpeza de caixa d’água?

Confira nesse artigo o que você precisa saber para realizar a limpeza de caixa d’água com segurança e eficiente!

Quando realizar a limpeza de caixa d’água?

Bom, inicialmente é importante saber quando você deve realizar a limpeza de caixa d’água antes de saber quais são os procedimentos necessários.

A recomendação da ANVISA e dos principais fabricantes de caixas d’água e reservatórios é que a limpeza seja sempre realizada uma vez a cada 6 meses, ou duas vezes por ano.

Esse período pode variar um pouco dependendo de uma grande quantidade de fatores e até mesmo a região de onde a água é retirada. Porém, é de máxima importância realizar uma vistoria na caixa d’água cada 6 meses.

Durante esta observação, caso note que a água não está totalmente incolor, então é hora de realizar a limpeza.

Isso é no caso das residências.

Caixas d’água de grande porte usadas por locais com muitas pessoas devem obrigatoriamente realizar a limpeza neste período.

Procedimentos para a limpeza de caixa d’água

A limpeza de caixa d’água é um procedimento simples, mas que exige paciência e bastante atenção.

Limpeza de caixa d’água residencial

Em residências a limpeza é feita da seguinte maneira:

  • Feche o registro para evitar a entrada de água dentro da caixa. Caso não tenha o registro, amarre a boia para a água não encher a caixa. Feche também o registro de saída para evitar que a água suja entre pelo encanamento.
  • Esvazie a caixa d’água deixando apenas um palmo dentro do reservatório.
  • Com uma esponja macia ou então com um pano, utilize a própria água da caixa para limpar o fundo e as paredes.
    • Atenção! Não use sabão, sabonete, desinfetante e nenhum outro tipo de produto químico para a limpeza. Também não utilize vassouras ou escovas, as cerdas dessas estruturas podem arranhar o material da caixa e acabar prejudicando o material.
  • Com a caixa limpa, use um balde para jogar toda a água fora.
  • Deixe a água cair dentro da caixa mais uma vez até que tenha um palmo dentro do reservatório. Coloque 1 litro de água sanitária para cada 1000 litros de capacidade da caixa. Ou seja, um caixa de 500l vai usar 500ml de água sanitária.
  • Essa mistura vai ficar dentro da caixa por pelo menos 2 horas. Durante este período use um pano para jogar a solução nas paredes da caixa.

Para finalizar esvazie a caixa utilizando as torneiras e chuveiro. Assim, a água sanitária também passará pelos canos, ajudando na limpeza do ambiente.

Durante a limpeza, aproveite para observar se a tampa da caixa está em boa qualidade. O mesmo para a estrutura da caixa de forma geral.

Buracos e rachaduras são um grande convite para o mosquito da dengue.

Limpeza de caixa d’água de grande porte

Aqueles reservatórios localizados em condomínios, hospitais, escolas e empresas precisam de limpeza profissional.

A limpeza deve ser feita por equipe profissional primeiro para garantir a qualidade da água exigida pela ANVISA e segundo para evitar acidentes de trabalho, considerando que essas caixas são geralmente altas e profundas.

O procedimento em si é bem parecido com a limpeza de caixa d’água residencial, claro, respeitando as proporções e também com uso de produto mais forte do que a água sanitária.

Nestes casos a contratação de uma equipe através de uma empresa se mostra a solução mais produtiva, ao invés de ter profissionais treinados pela própria empresa.

Também é importante ressaltar que, no fim da limpeza, também é necessário que seja realizado um teste de potabilidade e qualidade da água.

Empresas profissionais oferecem esse teste para os seus clientes. Por isso sempre exija e nunca confie em quem não realiza o teste com laudo impresso.

Esses são os procedimentos para limpeza de caixa d’água em diferentes ambientes, sempre garantindo a segurança e qualidade de vida das pessoas.

Comentários (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *