HomeCaixa d'Água

Limpeza de Caixa d’Água em Condomínios: Frequência

Limpeza de Caixa d’Água em Condomínios: Frequência
Like Tweet Pin it Share Share Email

Em prédios e condomínios a caixa d’água é fundamental para o bem-estar de todos os moradores. A caixa d’água de condomínio geralmente é um grande reservatório, com capacidade para todas as unidades. Mas você sabe sobre a importância da caixa d’água em condomínios?

A caixa d’água em condomínios é de onde vem a água usada por todos os apartamentos e por todas as unidades. É de lá que vem a água usada no banho, na lavagem a louça, preparo de alimentos e também a água que bebemos.

Ou seja, a caixa d’água está diretamente presente no dia a dia das pessoas que moram em condomínios. Com isso, a limpeza desses reservatórios é mais do que fundamental, é necessário!

A importância de limpar a caixa d’água em condomínios

Você provavelmente já sabe qual é a importância de limpar a caixa d’água, não é mesmo? A água que consumimos deve ser sempre limpa e própria para consumo. Enquanto muitas pessoas utilizam filtros, certos patógenos de uma caixa malcuidada ainda passam por esse tipo de filtração.

Até mesmo as pessoas que utilizam galões de água mineral estão em risco com uma caixa d’água sem limpeza. Afinal, a água que passa pela torneira ainda é utilizada para o preparo de alimentos e até mesmo para o banho.

Quando falamos em um condomínio esse problema é agravado pela quantidade de pessoas que moram no ambiente e que utilizam o mesmo reservatório. O cuidado é ainda mais fundamental para poder proteger os moradores.

Vale lembrar que a responsabilidade pela limpeza da caixa d’água em condomínios é sempre do síndico/administração. Qualquer problema de saúde desencadeado pela fala de manutenção do reservatório pode ser cobrado do responsável por ação judicial.

E além do risco direto à saúde, temos também os problemas causados diretamente nos canos e nas tubulações.

Uma caixa d’água sem limpeza acaba acumulando algas, organismos e também partículas. Esses fatores todos podem acabar entrando pelo encanamento, entupimento canos e torneiras.

Em um grande ambiente, isso pode causar um prejuízo coletivo de grande porte.

Qual é a periodicidade de limpeza de caixa d’água em condomínios

Não existe uma periodicidade definida como sendo lei ou legislação. Mas a ANVISA recomenda que seja realizado uma vistoria para determinar a qualidade da água pelo menos uma vez a cada 6 meses. Ou seja, duas vezes por ano.

A grande maioria das fabricantes também informa o mesmo período para realizar a limpeza de seus produtos.

Por isso, assume-se como a periodicidade necessária para a limpeza de caixa d’água o período de 6 meses.

Em grandes reservatórios, como é o caso dos condomínios, a ANVISA determina que seja realizado também um teste para determinar a potabilidade de água e garantir que ela esteja em condições de ser consumida

Esses procedimentos, tanto a limpeza quanto o teste de potabilidade, devem ser feitos por profissionais treinados e certificados ou então por uma empresa especializada na limpeza de caixa d’água.

Como saber qual a melhor empresa contratar?

Está pensando em contratar uma empresa de limpeza de caixa d’água em condomínios? Essa é uma decisão muito importante, porém, é necessário tomar cuidado com quem você contrata!

Por estar lidando diretamente com a saúde de um grande número e pessoas, um dos pontos mais importantes na hora de contratar a limpeza de caixa d’água em condomínios é optar apenas por empresas que sejam devidamente registradas e licenciadas pela prefeitura e órgãos fiscalizadores.

Nunca contrate empresas clandestinas para fazer esse tipo de serviço. Limpezas feitas com produtos químicos inseguros podem colocar em risco todo o abastecimento de água potável, prejudicando bastante gente.

Seguindo essas recomendações e apenas com uma frequência de pelo menos uma vez a cada 6 meses você poderá garantir a qualidade de vida necessária para todos os moradores.

Quais cuidados devem ser tomados durante a limpeza de caixa d’água em condomínios?

Existem diferentes cuidados necessários para a limpeza de caixa d’água, desde a contratação de uma empresa de qualidade, como já citamos, como os cuidados necessários durante a limpeza e uso dos produtos.

Se o condomínio possuir profissionais contratados para realizar esse trabalho, é importante usar apenas produtos permitidos pela ANVISA e recomendamos pelo fabricante do reservatório.

Para quem está em casa, alguns dos cuidados são o uso apenas de água sanitária, sem detergentes ou desinfetantes.

E vale lembrar que em todos os casos, a caixa deve estar sempre com a tampa bem fechada e se possível vedada.

Também fique sempre de olho na estrutura física do seu reservatório. Vazamentos são problemáticos por desperdiçarem uma grande quantidade de água.

Rachaduras e quebras na tampa, por exemplo, são um excelente ambiente para a propagação de pragas urbanas, principalmente os mosquitos.

Mantenha a caixa d’água sempre com uma estrutura bem cuidada e com todos os reparos necessários. Sem esquecer é claro da limpeza!

Comentários (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat