Você já parou para pensar quantas vezes utilizou uma caixa d’água durante o dia? Provavelmente muitas, não é mesmo? Todas as vezes que você bebeu alga, lavou algo ou até mesmo colocou roupas limpas, a sua caixa d’água estava tendo influência direta no seu dia a dia.
Não dá para ignorar a importância da caixa d’água ao lidar com a saúde de um ambiente. E essa importância apenas aumenta a necessidade de realizar a limpeza de caixa d’água de forma correta e com a frequência certa.
A caixa d’água suja traz vários problemas para um ambiente. Inicialmente a caixa suja se torna um ambiente perfeito para o surgimento de patógenos e microrganismos que podem trazer riscos à saúde humana.
A caixa suja também é uma excelente oportunidade para a proliferação do mosquito da dengue. Principalmente quando não é realizado uma vistoria para assegurar a integridade total do reservatório e, principalmente, da tampa.
Outro risco fica por conta do entupimento de canos e torneiras por causa das partículas acumuladas dentro da caixa.
Mas para manter esse importante reservatório, limpo, você sabe como deve ser feita a limpeza de caixa d’água e qual é a periodicidade correta?
Confira o nosso artigo para saber tudo o que você precisa saber sobre como fazer a limpeza da caixa d’água.
Quando limpar a caixa d’água?
Não existe uma regra específica para determinar o tempo necessário para limpar uma caixa d’água. Porém, a grande maioria dos fabricantes e os profissionais de saúde e vigilância sanitária informar que 6 meses é o período ideal para realizar a limpeza.
E isso vale até mesmo para aquelas caixas que não aparentam estar sujas. Existem muitos organismos invisíveis aos olhos humanos e por isso é necessário realizar a devida desinfecção de todo o reservatório e garantir a sua limpeza.
Agora que você sabe quando realizar a limpeza, que tal aprendermos como ela deve ser feita?
Como fazer limpeza de caixa d’água?
Felizmente a limpeza de caixa d’água em casa não é uma tarefa muito complicada. Ela exige sim bastante paciência e também cuidado, mas não é um procedimento que leva muito esforço ou produtos caros.
Para a limpeza de caixa d’água você vai precisar de:
- Luvas
- Balde
- Água sanitária
- Panos secos
- Esponja macia
Esses são os itens necessários para você realizar a limpeza de forma eficiente, segura e prática.
O primeiro passo é fechar o registro para evitar que água caia dentro da caixa. Você pode fazer isso fechando o registro que vai direto para a caixa, o registro geral no cavalete ou até mesmo amarrar a boia da caixa.
Qualquer uma dessas opções funcionará para limpeza.
Esvazie a caixa d’água e deixe pelo menos um palmo de água dentro do reservatório. Essa água será utilizada para a limpeza de todo o reservatório.
Limpando a caixa
O procedimento é bem simples a partir deste momento. Você vai utilizar um pano ou uma esponja macia para limpar o fundo da caixa e as paredes da mesma. Quando o interior da caixa estiver bem limpo, use o balde para retirar toda a água suja de dentro do reservatório.
Não deixe a água sair pelas torneiras, afinal a sujeira que você acabou de retirar o fundo e das paredes pode acabar contaminando a tubulação e os pontos de saúda de água.
Utilize apenas o balde.
Assim que toda a água for removida, utilize um pano seco para secar o fundo, as paredes e remover toda a água que ainda estiver dentro da caixa.
Abra novamente o registro e deixe a caixa encher um palmo novamente. Feche o registro novamente e adicione a água sanitária.
A água sanitária deve ter uma proporção de 1 litro para cada 1000 litros de água de capacidade.
Ou seja, se a sua caixa for de 1000 litros, deve ser utilizado 1 litro de água sanitária. 0,5 litro caso seja uma caixa de 500 litros e assim por diante.
A água sanitária deve ficar na caixa por pelo menos 2 horas. A cada 30 minutos é necessário usar um pano ou então uma broxa/trincha para passar a solução nas paredes da caixa.
Esvazie a caixa utilizando as torneiras, chuveiro e descarga. Lembrando de não utilizar a água para consumo. Ela vai servir para limpar os canos e torneiras.
É importante não usar vassouras ou escovas para limpar a caixa. Esses objetos possuem cerdas que podem arranhar e danificar a superfície do material, criando pontos para proliferação de bactérias.
Limpeza de caixa d’água de grandes capacidades
Esse método de limpeza é utilizado para caixas d’água residenciais e de pequeno e médio porte. Para caixas de condomínios, hospitais e outras de grande porte, é necessário contratar uma empresa profissional.
Essas caixas devem ser limpas profissionalmente para garantir a limpeza correta de todo o reservatório e evitar ricos para quem está realizando a limpeza e para quem vai consumir a água depois.